Época de muitas festas, família reunida, enfim, estamos no fim de ano. Natal, réveillon, presentes e claro, muitas compras... E claro, a comodidade, facilidades, bons preços atraem para o mercado do momento, a internet. Mas, paira uma dúvida no ar: a segurança. Hoje em dia, já é seguro, comprar, comprar e comprar pela grande rede. Resposta: sim, mas com ressalvas.
As vantagens são inúmeras e atrativas, mas alguns cuidados são necessários para evitar transtornos. Nas datas comemorativas aumentam os atrativos e devem ser aumentada a cautela também, pois muitos golpistas tentam iludir consumidores com sites falsos ou mesmo com produtos inexistentes a preços convidativos.
Apresento a vocês 10 dicas valiosas na hora de escolher seus produtos e clicar em “comprar”. Vamos lá:
1. Busque e se informe sobre o site em que quer comprar. Use as pesquisas na rede (Google) veja se não há reclamações. Digite o nome da empresa ou ainda visite sites como: www.reclameaqui.com.br. Investigue o site a fundo. Os mais confiáveis são os mais conhecidos, americanas, shoptime, submarino, extra...
2. Caso o endereço seja “internacional” como .com ou .net use o www.whois.sc para ver os dados de quem registrou o domínio. Verifique procedimentos para reclamação, devolução, garantias, etc. Não forneça informações desnecessárias para se efetuar uma compra.
3. Guarde todos os dados das compras, como o nome do site, itens adquiridos, valores pagos, número do protocolo da compra ou pedido e todos os dados coletados com as dicas anteriores. Bem como, todos os e-mails e mensagens trocadas entre você e o fornecedor, confirmação do pedido e outros dados que comprovem a compra e suas condições. E também sobre despesas adicionais como fretes ou taxas, assim como os prazos de entrega ou execução dos serviços para evitar surpresas desagradáveis.
4. Exija nota fiscal sendo empresa ou não, já que isso pode ser uma garantia de que o produto não é roubado e também lhe dará crédito na hora da reclamação, além da garantia contra defeitos no produto e eventual troca.
5. Atualize seus programas de computador como antivírus e limpadores. Atenção para mensagens falsas que chegam a seu e-mail com promoções nesta época do ano.
6. Não use computadores públicos para compras online.
7. Usar o cartão de crédito é sempre seguro. Prefira este meio de pagamento na internet. Caso o site em questão não tenha meios de pagamento por cartão, prefira pagamentos por boleto bancário ou Sedex a cobrar.
8. Pesquise preços, se o produto estiver muito diferente de outros sites, desconfie. Veja a certificação do site como Loja ouro, Loja diamante, pesquise em sites de certificação como www.ebit.com.br.
9. Oriente-se, qualquer dúvida, procure alguém que já tenha feito compras online para dar dicas a você ou recorra ajuda profissional.
10. Enfim, sempre o bom senso é a melhor opção. Gaste muito tempo, tomando sua decisão, não compre de primeira. Discuta com sua família, vá a lojas físicas de sua cidade olhar o produto. E lembre-se, o cliente tem direitos, consulte o código de defesa do consumidor. Para trocas, o cliente tem 7 dias corridos a partir da data de recebimento do produto e demais regras, a empresa tem sempre obrigações.
É isso aí, atente-se bem para as dicas, tenha cautela e boas compras a todos...
(The end)
Nenhum comentário:
Postar um comentário